Front office e back office: quais as diferenças?

Entenda o que é front office e back office e suas diferenças na prática.

Como andam os processos internos da sua empresa? Você sabe dizer se está de fato realizando uma gestão eficiente nesse âmbito? Se você está buscando resultados positivos e crescimento para sua marca, é importante que seus processos internos estejam alinhados.

Assim, é fundamental saber como administrar todas as atividades de front office e back office, entender como funciona cada função deles e identificar como a tecnologia pode trabalhar a seu favor.

Então, continue a leitura para tirar suas dúvidas sobre esses processos. Vamos lá?

 

O que é Backoffice

Também chamado de retaguarda, o Backoffice condiz com todas as atividades de apoio de uma empresa. Ou seja, todas as operações que dão suporte para que as atividades de frente possam ser realizadas até o produto ou serviço chegar ao cliente final.

Geralmente, a equipe não tem muito contato com o cliente, pois realizam funções para a sustentação da empresa. Eles são profissionais de controle financeiro, de TI, entre outros.

 

O que é Frontoffice

Já o Frontoffice, ou linha de frente, está relacionado a todas as atividades de alto contato com o cliente, ou seja, todas que estão diretamente ligadas ao seu público.

Para ficar mais fácil de visualizar, pense que seu negócio é voltado à venda de produtos. As operações de frontoffice são o controle de inventário, produção do produto (se for confeccionado sob demanda), acionamento do estoque, entre muitos outros.

 

Setores do frontoffice da empresa

Sabemos que esse assunto pode ser um pouco confuso. Por isso, listamos os principais setores das empresas que fazem parte do frontoffice. Confira:

  • Logística;
  • Armazenamento e estoque;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Transporte.

 

Já os setores que compõem o backoffice são:

  • TI;
  • Contabilidade;
  • Jurídico;
  • Financeiro;
  • entre outros.

 

Tecnologia para integrar processos nas empresas

Apesar de serem processos diferentes, o frontoffice e o backoffice precisam funcionar de forma integrada para que a empresa realmente consiga executar suas funções e alcançar seus objetivos.

Por mais que seu produto seja incrível, a sua empresa não terá os resultados que você deseja se não houver o suporte necessário para a execução das funções de produção.

Pensando em potencializar esses processos existem algumas tecnologias que auxiliam na integração entre backoffice e frontoffice e otimizam as rotinas e operações da empresa.

Abaixo, listamos dois recursos para exemplificar como a tecnologia pode trabalhar ao seu favor. Continue a leitura.

 

Incorpore CRMs na empresa

O CRM (Customer Relationship Management) é um banco de informações dos seus clientes. Ele funciona como uma solução que visa gerenciar o relacionamento entre a empresa e seu público, potencializando os processos que tenham foco no cliente.

 

Busque utilizar ERPs

O ERP (Enterprise Resource Planning) está relacionado a sistemas que auxiliam a realizar uma gestão integrada entre todos os segmentos da empresa, assim, permitindo o alinhamento dos setores de backoffice e frontoffice. Também permite a automação de uma série de funções técnicas e vitais do negócio.

Quando usadas em conjunto, essas duas tecnologias permitem que você faça uma gestão integrada e concilie todos os processos. Assim, o backoffice potencializa as atividades do frontoffice e vise versa.

É importante que o gestor compreenda as funções do backoffice e do frontoffice. Isso porque eles são pontos estratégicos para a empresa e cada um permite o maior controle de processos internos para garantir o crescimento da empresa.

Você pode conferir mais dicas ou saber mais sobre como melhorar os processos da sua empresa navegando pelo site da Vik Tech Service ou acessando nossas redes sociais.