WhatsApp Corporativo: essencial na comunicação com clientes
O desenvolvimento da tecnologia e o crescimento do número de aparelhos móveis impulsionou alguns canais de comunicação. O WhatsApp, com certeza, foi um deles. Segundo pesquisa, 98% das pessoas que utilizam um smartphone possuem o aplicativo instalado em seu celular.
O mesmo levantamento mostrou que 86% dos usuários abrem o WhatsApp diariamente e que 76% se comunica com marcas e empresas via o canal. Isso mostra um cenário de relacionamento mais próximo entre empresas e clientes.
Mas, para que o atendimento seja eficiente, é preciso que as empresas utilizem o WhatsApp da melhor maneira. Atualmente, a plataforma apresenta funcionalidades específicas para contas comerciais.
Separamos alguns motivos para utilizar o canal na sua empresa e mostramos a importância do WhatsApp para a comunicação com o seu cliente a seguir.
WhatsApp para Empresas
O WhatsApp é um canal livre, qualquer pessoa pode ter uma conta. Por isso, para as empresas terem mais credibilidade durante as trocas de mensagens com os seus clientes, surge a conta comercial.
O WhatsApp Business traz algumas vantagens para o atendimento ao cliente. A plataforma possibilita diversas maneiras de utilizar a ferramenta, como com respostas automáticas, integração de chatbot e múltiplos atendentes, por exemplo.
Motivos para utilizar a plataforma
O WhatsApp é um facilitador da comunicação entre pessoas de uma maneira geral e, com as empresas, isso não seria diferente. A conta comercial se mostra como uma ferramenta para agilizar os fluxos de comunicação. Assim, dúvidas, informações, suporte técnico, promoções, tudo pode ser tratado de uma maneira mais simples por mensagens diretas no WhatsApp.
A plataforma se comporta como um canal eficiente para a criar uma relação com o cliente. Isso porque a conta comercial permite um acompanhamento das conversas, automação de mensagens, criação de etiquetas para a organização e monitoramento de estatísticas.
O WhatsApp é uma via popular para prospectar e fidelizar o cliente. A criação de fluxos de atendimento permite a organização do setor de comunicação. E a utilização da plataforma WhatsApp Business API pode otimizar ainda mais isso. A plataforma permite que diversos atendentes atuem com o mesmo número, configuração de chatbot e integração do canal com a plataforma de atendimento.
Vantagens da utilização do WhatsApp Corporativo
O uso do aplicativo com uma conta comercial permite alguns diferenciais importantes para o funcionamento do atendimento ao cliente. Confira a seguir alguns deles.
Automação de mensagens
Empresas que aderem à comunicação via WhatsApp através de conta comercial podem automatizar mensagens importantes, como a de boas-vindas ao cliente. Desta forma, o atendimento fica mais ágil, o que otimiza a experiência do cliente.
Gestão de conversas e operadores
Ao utilizar a plataforma WhatsApp para empresas, é possível gerenciar os atendimentos por meio de painel de controle. O que permite acompanhar conversas, colher informações e avaliar o desempenho da equipe.
Mais organização dos processos
Com a gestão de conversas e operadores, o WhatsApp para empresas permite uma organização e visualização melhor para a equipe de atendimento. Com a plataforma, fica mais simples acompanhar processos, fluxos e ela permite controlar os atendimentos para que não haja congestionamento.
Integração com chatbot
A vantagem mais conhecida do WhatsApp Business API é a integração com chatbot. A plataforma permite que atendimento humanizado e automatizado caminhem juntos para uma comunicação ainda mais ágil, assertiva e flexível.
A importância do WhatsApp para os negócios
Estudos recentes mostram que mais da metade das pessoas que utilizam o WhatsApp já realizaram compras pelo canal. E a tendência aumenta quando acompanhamos a digitalização de processos de negócios.
Por isso, o canal mostra-se essencial para empresas que desejam otimizar a comunicação com os clientes e elevar seu nível de transformação digital. E a integração deste canal de atendimento com outras redes de relacionamento auxilia a conectar informações e melhorar a experiência do consumidor.
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