Outsourcing de serviços: quais as principais vantagens?
Em português, outsourcing é relacionado à “terceirização”. Só por essa introdução do termo, você já deve imaginar do que falaremos hoje, não é?
O outsourcing vem se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho por ser uma excelente opção para as empresas que procuram reduzir custos e, principalmente, aumentar sua produtividade, assim como a efetividade e a qualidade de seus serviços.
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Entendendo e exemplificando o outsourcing
Como você já deve ter visto aqui em nosso blog, o outsourcing, ou a terceirização de serviços, é o conceito de adquirir o serviço ou o produto de uma pessoa jurídica fora de seu empreendimento. A própria palavra no inglês nos auto explica bastante a ideia: out significa “fora” ou “de fora” e sourcing quer dizer “aquisição” ou “fornecimento”.
Esse tipo de trabalho é muito buscado por empresas por alguns motivos. Um deles é que elas desejam aumentar seu leque de conhecimento e habilidades, contratando mão de obra já treinada e com know-how para executar funções específicas dentro do negócio.
Outro cenário no qual o outsourcing se encaixa muito bem é quando há um projeto importante que durará pouco tempo. Esse tipo de contrato é uma ótima opção nesse caso, pois você pode contar com profissionais experientes e especializados para te ajudar a alcançar a alta qualidade que deseja para tirar sua ideia do papel.
Mas, afinal, quais são os tipos de trabalho que se encaixam no modelo outsourcing? Bem, não existe um perfil único que se encaixa nessa resposta. Na verdade, é exatamente por isso que a terceirização é tão escolhida pelas empresas, pois qualquer espécie de profissional, de qualquer área, pode ser contratado por fora. Mas existem, sim, alguns tipos de serviços que são, geralmente, os mais empregados por meio desse modelo de trabalho.
São eles:
● BackOffice
● Inside Sales
● Field Sales
● Atendente
● Ouvidoria
● SAC
● Pré-Venda
● Pós Venda
● Recursos humanos;
● Soluções referentes à tecnologia;
● Marketing e publicidade;
● Serviços de suporte técnico.
Quais são os benefícios de buscar por outsourcing?
Além daqueles que já citamos aqui no texto, como aumentar o leque de habilidades da empresa e contar com profissionais com uma maior bagagem de experiência e/ou um know-how específico, existem algumas outras vantagens que as empresas podem levar em conta ao contratar serviços terceirizados.
Usando um exemplo que falamos lá no começo do post, a redução de custos é um grande e chamativo benefício. No caso, essa diminuição de gastos vem do fato que a empresa não precisará se preocupar em investir em treinamento ou até mesmo em tecnologia específica, já que a pessoa jurídica terceirizada já se encarregará disso.
O fato de expandir o leque de habilidades da empresa também a oferece uma oportunidade incrível: entrar em novos mercados e poder engrandecer sua visão de negócio de modo flexível e natural, podendo construir relações comerciais incríveis.
E, por último, a empresa poderá focar muito mais em seu próprio core business. Isso significa que seus líderes e gestores terão muito mais espaço para ter ideias estratégicas, fazer planejamentos mais sólidos e garantir o crescimento da empresa, alcançando seus objetivos de modo muito mais eficiente.
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