Saiba o que é e como montar sua máquina de vendas
Você já ouviu falar no termo máquina de vendas? Se você tem uma empresa, com certeza é do seu interesse descobrir um modelo de negócio rentável, certo?
É aí que entra o conceito da máquina de vendas, em que qualquer produto ou serviço pode alcançar novos níveis de vendas e contratos, a partir de uma metodologia conveniente.
Para isso, é necessário criar estratégias que auxiliem a empresa a crescer, com o comprometimento de diversos setores dela, desde a linha de produção até o setor comercial e de logística.
Mas, como potencializar seus lucros? Continue a leitura para saber mais.
O que significa máquina de vendas?
O conceito da máquina de vendas prevê a utilização de metodologias assertivas para conquistar e reter clientes, ao levar em consideração não só a lucratividade, como:
- Previsibilidade: ao conhecer a fundo tudo o que acontece dentro da organização, é possível antecipar possíveis cenários a fim de descobrir as melhores oportunidades de negócio;
- Escalabilidade: esta é uma característica que toda empresa precisa ter. Escalar processos, sempre buscar superar resultados e aprimorar todos os canais de vendas.
Uma ótima ferramenta que auxilia a máquina de vendas é a jornada do cliente. Em que você se atenta em cada etapa que o seu cliente potencial passa para aprimorar cada um dos processos.
Como a escalabilidade afeta a máquina de vendas?
O termo escalabilidade, que já deixou claro ser muito importante para uma empresa, é utilizado para classificar se o negócio consegue aumentar a receita sem aumentar os custos.
Assim, o planejamento estratégico empresarial é todo pensado para tornar a empresa escalável, com crescimento contínuo, aumentando o lucro e diminuindo o desgaste.
Existem dois modelos de escalabilidade dentro de uma empresa. Confira:
- Escalabilidade horizontal:
No primeiro modelo, o principal objetivo da organização é tornar-se referência de mercado em geral. Assim, a empresa diversifica suas atividades, aumentando a gama de clientes e segmentos em quantidade e variedade;
- Escalabilidade vertical:
Já neste modelo, a empresa busca crescer dentro do seu nicho de mercado, focando nas suas atividades principais, ou seja, no core business.
Como tornar sua máquina de vendas uma realidade?
Para tornar o seu projeto de máquina de vendas realidade, é preciso estar atento a alguns pontos principais, que são:
Foco nos leads:
Os leads são os potenciais clientes de uma empresa e para aumentar esse público é preciso estar atento aos detalhes desse perfil, como hábitos de consumo, comportamento, entre outros.
A transformação digital trouxe algumas quebras de paradigmas que mudaram as exigências de consumo, visto que, antes, preço e facilidade pautavam as vendas, hoje, a experiência do cliente é o fator determinante.
Defina métricas de avaliação:
É muito importante que o processo de vendas da sua empresa seja monitorado por diferentes métricas e pontos de vista. Essa avaliação de desempenho precisa ser aplicada de forma geral e individual, a partir da análise de processos, equipe e os produtos/serviços vendidos.
Siga um padrão de métricas de avaliação, levante dados e os observe em intervalos de tempo para, assim, saber quais as forças da organização e pontos de melhoria.
Alguns exemplos de métricas são:
- Vendas realizadas por dia;
- Vendas realizadas por equipe;
- Porcentagem de conversões por contato realizado;
- Tempo médio do atendimento;
- Entre outros.
Invista em treinamento:
Já deixamos claro que o atendimento ao cliente tem extrema importância e é um degrau para que sua empresa realmente tenha sucesso.
Apenas ter um produto que sane as dores do seu cliente ou oferecer um serviço que mude a vida das pessoas para melhor hoje em dia, não é mais o suficiente.
Além disso, qualidade e preço baixo não sustentam as vendas e o sucesso da sua marca. O público em geral precisa se sentir especial e valorizado, um sentimento que conquistamos atendendo-o com qualidade e dentro do que ele espera.
Dito isso, atente-se em treinar a sua equipe e desenvolver seu time comercial de forma que os colaboradores se tornem embaixadores da sua marca. Você também pode criar um manual de vendas e estratégias pensando na experiência omnichannel, por exemplo.
Prepare sua máquina de vendas com a tecnologia
Ao longo deste artigo conversamos sobre o conceito de máquina de vendas e como ela pode elevar o sucesso da sua empresa. Uma ótima aliada para esse processo é a tecnologia.
Você pode contar com programas de CRM para levantar dados sobre seus clientes, além de disponibilizar diversos canais de vendas, entre outras possibilidades. Conte com a Vik Tech and Services para te ajudar.
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