Dicas de venda: 11 técnicas que sempre funcionam

Receber algumas dicas de venda é algo sempre muito bem-vindo, não é mesmo?

Não existe um manual exato mostrando o caminho das pedras para vender mais. Afinal, cada tipo de negócio tem suas particularidades a serem observadas e compreendidas para alcançar os resultados procurados. Mas certamente existem algumas técnicas gerais que ajudam — e muito — nesse processo.

Por isso, para você se tornar um vendedor ainda melhor, aqui vão algumas dicas certeiras, que vão te auxiliar a conquistar seus clientes.

 

6 dicas de venda gerais

1 — Linguagem acessível e leve

Talvez essa seja uma das dicas de venda mais óbvias, mas também é a mais essencial.

Veja bem, não estamos falando para falar de modo totalmente informal. Porém, é fato que conversar de modo leve, acolhedor e descontraído é o melhor modo para seu cliente compreender tudo o que você está falando. Além disso, você o fará se sentir muito mais confortável com a sua abordagem — o que é um grande diferencial de venda.

2 — Não fique em cima de seu cliente

Olha, sabemos que há toda uma cultura de entrar em contato com o cliente e se fazer sempre presente, seja mandando e-mails, mensagens, ligando todo dia ou qualquer outro modo de dizer “estou aqui”. Porém precisamos falar para você: isso pode não sair bem como o esperado.

Lógico, é muito importante você demonstrar que está sempre disponível para ele, mas também é necessário dar o espaço que ele precisa para tomar a decisão.

Tente encontrar o meio termo ideal entre ser atencioso e prestativo e respeitar o tempo de reflexão e escolha dele. Garantimos que seu cliente se sentirá muito mais confortável.

3 — Linguagem corporal é a chave do sucesso

Nem só de lábia viverá o vendedor. As palavras que você usa e o modo como você fala têm, sim, um impacto enorme em sua venda, mas você sabia que uma boa comunicação não verbal também?

Estudos comprovam que quando você aprende a entender a linguagem corporal de seus clientes e a usar de um jeito melhor a sua própria, seus números de vendas podem aumentar em 56%! Incrível, não é?

4 — Nada de falar mal do concorrente

Para vender seu próprio peixe, não há a necessidade de falar da banca ao lado. O que queremos dizer com isso é que você não precisa falar que o produto ou serviço do concorrente é ruim, que o atendimento dele não é bacana ou coisas do tipo.

Mas por quê? Bem, além de ser uma técnica sem propósito (ou seja, você não está aproveitando seu tempo para exaltar os benefícios de seu produto nem acrescentando nada a seus argumentos de venda), seu cliente pode achar sua atitude desnecessária e deselegante.

Resumindo, não é ideal fazer isso.

5 — Atenção e confiança são dicas de venda valiosas

Para você saber qual é a necessidade de seu cliente e conseguir argumentar que seu produto ou serviço é a solução que ele procurava, você precisa ouvi-lo e, acima de tudo, entendê-lo. E você só conseguirá fazer isso se prestar completa atenção em seus gestos e palavras, e respeitar o momento dele falar, escutando suas opiniões e observações.

E aí, quando chegar seu momento de falar, se expresse com confiança e certeza no que está falando. Isso faz com que as informações ditas sejam absorvidas com mais credibilidade e facilidade.

6 — Sua atitude pode mudar o jogo

Sabemos que não é fácil estar de bom humor todos os dias, mas quando se está na posição de um profissional que vende um produto ou serviço diretamente para um cliente, é necessário causar uma boa impressão e manter seu público confortável.

Evite comentários negativos ou de insatisfação de qualquer tipo e tente conduzir o clima com comentários positivos, com alto-astral e um bom humor. Tudo em um nível equilibrado, lógico.

 

5 dicas de venda para o mundo digital

Estar no digital deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade para seu negócio crescer há algum tempo já, mas recentemente isso só tem se intensificado. Para você ter uma ideia, só no ano passado (2020), as vendas on-line cresceram 41%! Para ajudar seu negócio a se dar bem na internet, vamos ver, também, algumas dicas de vendas para o mundo digital.

1 — Opções de contato

Caso seu público tenha alguma dúvida ou esteja interessado em um produto ou serviço, ele precisa ter um modo efetivo para entrar em contato com você.

Disponibilize vários canais para ele poder falar diretamente com você e facilitar essa comunicação. Isso fará toda a diferença para fidelizar seu cliente, fazendo com que ele sinta que tem todo o suporte que precisa, e pra fechar negócios.

2 — Tenha uma vitrine chamativa

Para você conseguir vender seus produtos ou serviços, seu cliente precisa entender um pouco mais sobre eles, vê-los ou ser sobre eles de alguma forma.

Invista em um site intuitivo, organizado, seguro e visualmente atrativo ou em uma plataforma de vitrine virtual, na qual você consegue disponibilizar todos os detalhes de seus produtos (inclusive imagens) ou serviços.

Acredite, dedicar esforços e tempo nisso trará ótimos resultados. Afinal, no mundo digital, seu site ou vitrine virtual são como sua loja física.

3 — A verdade é sempre a melhor das dicas de venda

Essa dica, na verdade, vale para seu negócio no geral, mas na internet isso é muito importante: não tente, de modo algum, enganar seu cliente.

Isso se aplica a tudo! Fique sempre de olho em seu estoque para não prometer produtos que estão esgotados; não minta sobre prazos de entrega só como argumento de venda; se acontecer algum problema no processo de compra ou entrega, seja sincero, peça desculpas e se mostre disponível para achar uma solução para a situação; e por aí vai.

4 — Aposte em um relacionamento bacana

Na internet, criar um relacionamento leve e eficiente com seu cliente não é difícil. Lógico, criar estratégias e investir em sua comunicação é indispensável, mas só de estar conectado a seu cliente de uma forma mais humana e amigável, parte do caminho já está percorrido.

Para ter sucesso nessa missão, suas redes sociais serão suas melhores amigas! Não poupe esforços para mostrar ao seu público que você está disposto e focado a atendê-lo e resolver suas necessidades, crie conteúdos que seus clientes vão gostar de ver, responda aos comentários e mensagens com bom humor, atualize suas plataformas com frequência (sem exagerar, lógico) e por aí vai.

5 — A experiência de seu cliente não acaba depois que ele pagou

Talvez essa seja uma das dicas de venda mais importantes desse conteúdo. Ter uma boa estratégia pós-venda é extremamente importante para seu negócio. Por quê?

É com ele que você vai conquistar seus novos clientes, cativar os já existentes, aumentar a possibilidade deles voltarem mais vezes a comprar com você e muito mais.

Por isso, depois que você efetuou uma venda com sucesso, aposte em manter o contato com seu cliente, saber o que ele achou do produto ou serviço adquirido, dar dicas por meio de conteúdos criativos, etc.

 

Use essas dicas de vendas e veja a diferença em seu negócio!

Essas são apenas algumas de diversas dicas de venda que podemos dar para vocês. Mas, definitivamente, são as mais importantes de você saber e aplicar em seu negócio. Vender nunca foi uma tarefa fácil, mas pode se tornar uma experiência muito mais gratificante tanto para você quanto para seu cliente.

Para te ajudar com isso, você pode ter certeza que a VIK Tech and Services está ao seu lado para te dar todo o suporte que precisa.

Além dessas técnicas incríveis que acabamos de te dar, nós temos diversas soluções de venda, relacionamento e de marketing para qualquer momento de sua empresa, que vão ajudar sua empresa a crescer de modo eficiente, estratégico e otimizado.

Ficou interessado? Acesse nosso site e confira todas as vantagens que a VIK trará para seu negócio.