Desenvolvimento de softwares com a cultura devops
O mercado de TI vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e as maiores demandas deste setor são para alcançar melhores resultados em menos tempo, abrindo espaço, assim, para a cultura DevOps.
Como a busca é sempre por simplificar e integrar processos e viabilizar a automatização, a cultura ágil se estabelece, pois tem o objetivo de aproximar as equipes de desenvolvimento e de operação.
Com isso em mente, hoje trouxemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre cultura Devops, desde o conceito até as principais ferramentas, métricas e implementação. Vamos lá?
O que é cultura DevOps?
A cultura DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software com o propósito de unificar as equipes de operação e desenvolvimento. A partir dela, é possível fazer com que os processos ganhem agilidade, já que há maior colaboração e integração.
Se analisarmos a própria palavra, conseguimos entender melhor o seu significado: Dev é a abreviação de Development, que significa desenvolvimento em português, neste caso, de produtos de software.
Já a segunda parte da palavra “Ops”, significa operations, que traduzida do inglês quer dizer operações. Está relacionada à implantação dos produtos nos servidores e nas estratégias.
A cultura DevOps procura desenvolver projetos de software que contenham fases de desenvolvimento, testes, integração, implementação e monitoramento. Ou seja, se caracteriza como um método de entregas contínuas.
As organizações podem optar por desenvolver esta metodologia internamente ou contar com o serviço terceirizado de equipes especializadas. Assim, as empresas de tecnologia podem criar ou aprimorar produtos com mais eficiência e agilidade se comparado com as metodologias tradicionais.
Quais ferramentas auxiliam a prática de DevOps?
Com o avanço da tecnologia está cada vez mais fácil encontrar ferramentas que facilitam a administração da metodologia da cultura DevOps. Ao focarmos no desenvolvimento, podemos destacar:
- Git: Uma das mais famosas, já que oferece muita facilidade em controlar diferentes versões das aplicações;
- Subversion: Também bastante conhecida e ótima avaliação;
- Mercurial: Muito reconhecida no mercado e com grande recomendação dos profissionais de TI.
Agora, quando falamos sobre a implementação da cultura DevOps, podemos evidenciar:
- Scrum: é um método que engloba um conjunto de tarefas. A partir delas, são atribuídas pontuações de acordo com a complexidade envolvida durante seu planejamento e entrega;
- Kanban: é um quadro que indica como anda o desenvolvimento do projeto. Nele você pode adicionar informações de tarefas pendentes, em andamento e finalizadas. Os colaboradores participam de reuniões diárias para apresentar os avanços alcançados, além de destacar problemas, desafios e possíveis soluções.
Definição e acompanhamento de métricas com a cultura DevOps
As ferramentas que mencionamos acima são ótimas para você poder acompanhar como andam seus projetos, porém é interessante fazer o assessment do ambiente de TI.
Em outras palavras, é importante avaliar toda a infraestrutura de TI existente para poder dar um diagnóstico do desempenho real da empresa e, assim, realizar planos de design e arquitetura adequados aos objetivos e demandas da companhia.
O modelo de quadro do Kanban ajuda a garantir soluções mais ágeis e direciona os eventos de desenvolvimento, correções, otimizações e atualizações.
Por outro lado, o método Scrum também é importante para ressaltar o acompanhamento do desenvolvimento e otimização contínua do software.
Benefícios da cultura DevOps
Ao adotar a cultura DevOps a sua empresa garante grandes vantagens para a infraestrutura, desenvolvimento e operações dos seus sistemas, como:
- Melhoria na comunicação entre o desenvolvimento e a infraestrutura;
- Soluções mais estáveis e com melhor desempenho;
- Maior agilidade nas entregas;
- Redução do tempo de paradas;
- Menos incidentes;
- Redução de custos;
- Redução de riscos;
- Maior valor agregado ao negócio.
Implementação da metodologia na empresa:
Não existe um passo a passo padrão para aplicação da metodologia. Porém, existem algumas práticas que precisam ser seguidas para garantir uma boa transição.
Antes de tudo, você precisa estudar esta nova cultura e garantir que a comunicação com todos os colaboradores da empresa seja clara para que eles entendam e consigam aplicá-la também.
Você, enquanto gestor, conhece o ritmo da sua empresa como ninguém. Então, determine o tempo necessário para o estudo, planejamento e implementação de todas as ferramentas, comportamentos e metodologias necessários.
Enquanto este processo acontece, fique atento aos seguintes pilares:
Priorize seus investimentos em soluções tecnológicas
Automatizar processos é uma tendência que vem garantindo muita vantagem às empresas. Isso porque os colaboradores param de perder tempo em tarefas manuais e repetitivas e podem investir suas habilidades em soluções criativas e inovadoras para o negócio.
Engaje seus colaboradores
Não só quando falamos da cultura DevOps, mas em qualquer outro âmbito da organização, é importante capacitar seus colaboradores constantemente. Então, invista em cursos, palestras e oficinas.
Mensure e divulgue os resultados
É muito importante sempre acompanhar os resultados das suas estratégias. Além disso, revele-os aos outros integrantes da equipe, independente se está dando certo ou não.
Contrate uma empresa especializada
Uma equipe especializada no serviço com certeza será mais certeira no alcance dos objetivos, certo? Por isso, conte com a Vik Tech and Services para potencializar seus resultados!
Quer saber mais sobre o mundo da tecnologia? Continue navegando pelo nosso blog e conheça nossas redes sociais.