Consultor de vendas: funções e principais habilidades

Se você trabalha com vendas, entende que os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos, principalmente com os avanços da tecnologia e facilidade de aquisição de bens.

Diante deste contexto, o consultor de vendas é peça fundamental para o sucesso de um negócio. Antes, podíamos apenas falar que um produto era bom e o cliente aceitava a compra.

Hoje, quando buscamos por um produto novo, fazemos uma pesquisa pela internet, buscamos opiniões de outras pessoas e adoramos quando temos alguém para nos auxiliar.

Mas, qual o motivo do consultor de vendas ser um profissional tão importante para sua empresa e quais as suas habilidades essenciais? Continue a leitura para saber mais.

Quais as funções do consultor de vendas?

Em algum momento você pensou que o consultor de vendas é um vendedor? Se sim, saiba que um vendedor é o profissional que realiza a venda. Ele conhece sobre o produto e seus detalhes. Porém, um consultor de vendas é responsável por analisar e diagnosticar o mercado.

Para encontrar oportunidades precisamos conhecer detalhes do nosso cliente. Logo, o consultor de vendas deve estar disponível para o comprador, capturar sua dor e auxiliar na compra do melhor produto de acordo com suas necessidades.

Você sabia que, segundo a The Marketing Blender, no cenário B2B, 56% dos tomadores de decisão negociam com vendedores despreparados? Isso é uma oportunidade para que o consultor ajude a capacitar esses vendedores, os preparando melhor para os atendimentos.

Veja algumas funções detalhadas do consultor de vendas:

Dentro do seu dia a dia, podemos destacar algumas tarefas principais, como:

  • Diagnóstico:

O diagnóstico é feito a partir de um estudo de mercado a fim de identificar oportunidades, melhorias, tendências e outros pontos que possam ser otimizados para agradar, de fato, o cliente;

  • Capacitação:

Pode ser responsabilidade de um consultor de vendas capacitar o time comercial da sua empresa. Assim, ele auxilia a explorar o potencial dos vendedores, oferece o treinamento correto e expõe estratégia de acordo com os objetivos da empresa;

  • Plano de Ação:

Após o estudo de mercado e a identificação das tendências, o consultor de vendas pode traçar estratégias eficazes e planejar ações eficientes de acordo com a empresa e o objetivo a ser alcançado.

Quais as habilidades essenciais do consultor de vendas?

Como qualquer outro profissional, o consultor de vendas precisa ter algumas habilidades para desempenhar seu trabalho, como:

  • Motivação

Algumas metas podem ser desafiadoras. Por isso, é importante manter a postura e estar sempre disposto a motivar a equipe;

  • Atitude

Para gerar bons resultados, os objetivos devem se tornar ações. Atitude é a palavra-chave para que os planos entrem em ação;

  • Flexibilidade

Melhorias podem ser aplicadas para que o trabalho seja realizado de forma diferente e eficaz. Com isso, o consultor precisa identificar o melhor momento para aplicar determinadas mudanças;

  • Curiosidade:

Como dito anteriormente, precisamos entender características e detalhes do nosso cliente. Assim, investigar e ter curiosidade para saber como está o mercado, os avanços dos produtos e os hábitos dos clientes é uma tarefa essencial;

  • Capacidade de ouvir:

Muitas vezes, será o próprio cliente que fornecerá informações importantes sobre as atuais necessidades do mercado. Por isso, o consultor de vendas precisa saber ouvir e prestar devida atenção as características de mercado;

  • Empatia:

O consultor de vendas deve mostrar empatia ao seu time de vendas e ao cliente. Além de um ambiente de trabalho agradável, a empatia auxilia para que as metas sejam alcançadas. E diante do cliente, o consultor deve se esforçar para entender a fundo suas necessidades e buscar soluções.

O consultor de vendas realmente é um profissional essencial para o sucesso empresarial. Após entender sobre suas funções e habilidades, veja também algumas estratégias e ferramentas que podem auxiliar e alavancar suas vendas.

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