Bots personalizados: otimizando a automatização de processos

Bots personalizados: entenda como eles otimizam a automação de processos da sua empresa

 

Empresas que desejam acompanhar o mercado devem estar atentas à automação de processos. Ela auxilia na otimização da operação, tornando o cotidiano mais ágil e assertivo. E contar com bots personalizados para as necessidades da empresa pode melhorar ainda mais os resultados.

Quer saber como a tecnologia baseada em robôs é capaz de otimizar os processos da sua empresa? Continue lendo o artigo e saiba como é mais simples do que parece!

 

Automação Robótica de Processos

 

A Automação Robótica de Processos, mais conhecida como RPA (sigla em inglês), é uma tecnologia que utiliza robôs de software, popularmente conhecidos como bots, para automatizar tarefas repetitivas e rotineiras em processos de negócios. 

Eles são programados para executar processos operacionais em um aplicativo de software, como acessar aplicativos, preencher formulários, extrair informações de documentos, manipular dados, enviar e-mails, entre outras tarefas que normalmente seriam executadas por humanos. 

O objetivo dessa automação é aumentar a eficiência e a precisão do processo de negócios ao permitir que as tarefas sejam executadas mais rapidamente e com menos erros, podendo ajudar as empresas a economizar tempo e também a reduzir custos, o que permite que os colaboradores se concentrem em tarefas mais estratégicas.

 

Bots personalizados para automação de processos

 

A criação de bots personalizados é uma das aplicações da Automação Robótica de Processos para atender às necessidades específicas de uma empresa em relação à automação de processos de negócios.

Os bots personalizados podem ser programados para executar tarefas específicas, conforme necessário, com base nas regras de negócios da empresa. Assim, podem ser integrados em vários sistemas, como ERPs (sistemas de gestão empresarial) ou CRMs (sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente), para automatizar processos e melhorar a eficiência geral.

Os bots podem ser desenvolvidos internamente ou em colaboração com empresas especializadas, como é o caso da VIK Tech. E sua utilização pode ajudar as empresas a atingir seus objetivos de automação de processos de negócios de maneira eficiente e eficaz.

 

Vantagens da automação com bots personalizados

 

Podemos listar pontos importantes que a utilização de bots personalizados pode otimizar e desenvolver dentro da operação das empresas. Confira alguns a seguir:

 

Eficiência operacional

Bots personalizados podem executar tarefas repetitivas com velocidade, precisão e consistência, aumentando a eficiência operacional e reduzindo o tempo necessário para concluir tarefas.

 

Redução de erros 

A automação com bots personalizados ajuda a reduzir erros humanos em processos de negócios, diminuindo assim custos e aumentando a qualidade do trabalho.

 

Redução de custos

Como dissemos, a automação com bots personalizados reduz os custos de mão de obra, já que tarefas repetitivas e rotineiras são executadas pelo software, permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades de maior valor agregado.

 

Aumento da produtividade

Os bots personalizados podem trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana. O que pode resultar em uma melhoria significativa na produtividade e nos níveis de serviço.

 

Flexibilidade

Os bots personalizados podem ser facilmente ajustados e adaptados para atender às necessidades específicas dos processos de negócios da empresa. Com a alteração das necessidades, os bots podem ser reprogramados ou atualizados para acomodar essas mudanças sem a necessidade de retrabalho ou custos adicionais.

 

Maior satisfação do cliente

Como os bots personalizados, é possível executar tarefas com mais rapidez, eficiência e precisão, o que leva a uma melhor experiência do cliente e um maior nível de satisfação geral.

 

Como desenvolver bots personalizados

O desenvolvimento de bots personalizados não é esse quebra-cabeças que ainda muitas empresas insistem em acreditar. Basicamente, compreende as etapas a seguir:

 

Identificar o processo de negócio a ser automatizado

Identificar o processo de negócios e as tarefas repetitivas e rotineiras que podem ser automatizadas.

 

Analisar os requisitos e escolher a plataforma de automação

Analisar os requisitos específicos do processo de negócios e definir as regras de negócios a serem seguidas pelo bot personalizado. Assim, escolher uma plataforma de automação que possa atender às necessidades específicas do processo de negócios.

 

Configurar e testar o bot

Chega então o momento de configurar o bot personalizado com base nas regras e requisitos específicos pré-definidos. Isso pode incluir criar fluxos de trabalho, definir condições e configurar ações e exceções.

Feito isso, é preciso testar o bot para garantir que ele esteja funcionando corretamente e de acordo com as regras e requisitos especificados.

 

Implementar o bot personalizado

Quando tudo estiver configurado e devidamente testado, é possível implementar o bot no ambiente de produção. Por segurança, é aconselhado ainda realizar testes adicionais para garantir que ele esteja funcionando corretamente.

 

Monitorar o bot

Para que os processos sigam da melhor maneira, é preciso que o time monitore continuamente o bot, garantindo que ele esteja funcionando corretamente. Além disso, é necessário também realizar a manutenção e atualizações quando solicitado.

 

É importante lembrar que o desenvolvimento de bots personalizados pode parecer mais complexo, quando não envolvemos equipes multidisciplinares de tecnologia, negócios e operações. Por isso, a VIK Tech possui equipes preparadas para o desenvolvimento de bots personalizados pensados para a sua empresa, além de customizar soluções para as suas necessidades. 

Quer saber mais sobre automação robótica de processos e bots personalizados? Continue acompanhando nosso blog e conheça as nossas redes sociais.