Automação de Processos: Um método de sucesso no varejo
A automação dos processos é uma tendência grande no segmento de varejo, que sempre foi um setor resistente à adoção de novas soluções e de tecnologia.
Gerenciar processos automáticos é essencial para um funcionamento da organização mais dinâmico, controlado e eficiente. Então, continue a leitura para entender o que é a automação de processos para o varejo e quais suas vantagens.
Automação de processos no varejo
Aqui, estamos nos referindo ao uso de softwares para integrar todas as atividades comerciais de um estabelecimento. Ou seja, a automação de processos nada mais é que a adoção, por parte das empresas, de ferramentas tecnológicas que otimizam e agilizam certas operações de diversos setores.
Isso implica num ganho de tempo, eficiência e diminuição de custos. Além, é claro, de toda a facilidade que os constantes avanços tecnológicos vêm nos proporcionando nos últimos anos.
O que antes era feito manualmente e de forma analógica, hoje conta com o auxílio da automação para garantir segurança e maior controle para os varejistas.
Podemos citar como exemplo o controle de estoque, que hoje é feito por meio de leitura de código de barras, ou a conferência de notas fiscais, que é feita por leitura de XML.
Também é interessante citarmos o RPA, que é a estratégia de utilizar a tecnologia, como Inteligência Artificial, Machine Learning e outras soluções, para simular atividades humanas básicas e tarefas simples e operacionais.
Implementação da automação de processo no varejo
Antes de tudo, é preciso definir qual é a solução que mais se adequa à sua organização. O próximo passo é planejar como a automação de processos será adaptada a cultura organizacional.
Lembre-se: os colaboradores estão acostumados a realizar o processo de uma forma, então, agora eles precisam aprender novamente como será a manipulação da ferramenta.
Abaixo, listamos alguns meios para facilitar essa adaptação para a sua empresa:
- Tenha certeza de que envolveu todos os respectivos responsáveis e profissionais no processo de implementação da automação;
- Faça a definição de um portfólio e registre todas as características dos produtos, inclusive os dados de fornecedores e clientes;
- Faça o mapeamento de todos os processos organizacionais;
- Tenha indicadores de resultados definidos para acompanhamento;
- Planeje métodos de coleta de informação;
- Realize com certa frequência treinamento de capacitação para os colaboradores.
Principais impactos da automação no varejo
Agora que você já sabe o que é automação de processos dentro do segmento de varejo, é importante saber quais são suas vantagens no dia a dia. Vamos lá?
Redução de erros
Como não somos robôs, todas as operações realizadas manualmente têm possibilidade de erros, já que dependem da atenção, conhecimento e cuidado de quem executa a tarefa.
Utilizar a automação em processos causa uma alta redução de erros na análise de compra e venda, no fluxo de caixa e no controle de estoque, por exemplo. Consequentemente, garantindo mais segurança e desempenho geral da empresa.
Segurança
Um grande problema na execução de atividades manuais é a falta de controle para visualizar e alterar os dados gerados, criando assim, vulnerabilidade para a informação.
Como solução, é feito o uso de autenticação por senha, digitais dos dedos, entre outras. Assim, é possível delimitar o acesso a certos dados, sem prejudicar a quem compete a visualização e restringindo o acesso de informações confidenciais.
Dinamismo dos procedimentos
A automação de processos ajuda no desempenho das empresas porque garante que a execução de algumas operações internas seja feita de forma muito mais rápida e eficiente.
Isso porque ela reduz erros, como dito antes, e também facilita a visualização e comunicação do workflow (em outras palavras, fluxo de trabalho) e as informações entre departamentos que participam de cada etapa.
Outra vantagem é que a automação garante uma tomada de decisão mais assertiva e facilita no planejamento e controle de resultados em cima dos objetivos traçados pela empresa.
Isso faz com que a equipe tenha menos tempo ocioso, além de dar abertura para que os esforços sejam dedicados aos setores com mais necessidades ou rentáveis para a organização.
Atendimento ao cliente
Muitas vezes nem passa pela nossa cabeça que a automatização pode ajudar no atendimento ao cliente, certo? Porém, as ferramentas adequadas possibilitam respostas imediatas a questionamentos dos clientes.
Caso eles tenham dúvidas sobre estoque, preços, entre outros, a automação garante um contato mais rápido e objetivo, além de excluir a necessidade de um número maior de funcionários para tal função.
Outra vantagem é que existem softwares que armazenam dados dos clientes para oferecer, de forma mais assertiva, promoções exclusivas ou certos produtos para os consumidores mais assíduos.
Além disso, é possível definir com mais clareza quais as características e preferências de consumo do seu público para a criação de estratégias de vendas e marketing mais eficazes.
Tomada de decisão
A automação de processos gera relatórios, gráficos e fluxogramas a fim de fornecer ferramentas que possibilitam realizar análises para auxiliar os gestores a definirem quais são as ações que mais cabem para garantir a lucratividade e o alcance dos objetivos da empresa.
É possível acompanhar o desempenho dos colaboradores individualmente e encontrar onde estão os pontos de melhoria para a equipe. Além disso, os dados armazenados embasam a criação de um portfólio com produtos de saída mais rápida e maior rentabilidade.
Importância de contar com especialistas em automação de processos
Para implementar uma ferramenta de automação de processos é preciso ter conhecimento técnico especializado. Assim, é interessante contar com peritos que tenham a expertise necessária para garantir o sucesso no uso de certos softwares.
A Vik Tech, por exemplo, é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para empresas. Quer saber um pouco mais? Continue navegando em nosso blog ou conheça nossas redes sociais.