Descubra como a terceirização pode melhorar o atendimento ao cliente durante a Black Friday

Um sistema de atendimento bem construído se mostra essencial para a experiência do cliente e sua satisfação com as marcas. E, em períodos de alta demanda, como o caso da Black Friday, o atendimento se mostra como um aliado na conquista dos clientes.

Mas não é tão simples lidar com esse aumento sazonal de tempos em tempos, mantendo uma equipe fixa. Por isso, a terceirização da equipe de atendimento ao cliente se mostra uma ação muito eficiente para melhorar o atendimento, mantendo a qualidade, mesmo em períodos mais agitados.

Entenda como preparar o seu atendimento para a Black Friday e como a terceirização pode render bons resultados a seguir.

Como preparar o time de atendimento para alta demanda

Há períodos do ano que o varejo tende a sofrer alta demanda. Esse é o caso da Black Friday. E o número de procura para essa data aumenta a cada ano.

Uma recente pesquisa do Google mostra que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras para a data. Sendo que sete em cada dez consumidores pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior.

Por isso, é importantíssimo preparar o time de atendimento para esse aumento de demanda sazonal. Sendo que, para isso, alguns passos são fundamentais.

Avaliação da capacidade atual do time de atendimento

Para conseguir preparar seu time, é preciso ter consciência do que já está operando. Por isso, é fundamental começar verificando quantos atendentes possuem, quantas atendimentos eles conseguem responder em determinado período de tempo e qual a capacidade máxima de atendimento da equipe.

Fornecimento de treinamento adequado

É importante garantir que todos os atendentes do seu time estejam devidamente treinados e atualizados sobre os procedimentos e políticas da empresa. Isso ajudará a melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento.

Otimização dos fluxos de trabalho

Você também pode analisar os processos internos de atendimento ao cliente para identificar oportunidades de melhorias. Assim, automatizar tarefas repetitivas e priorizar os atendimentos com base na urgência e importância, garantindo uma resposta mais rápida aos clientes.

Utilização tecnologia e ferramentas de suporte

Já considerou o uso de ferramentas como chatbots ou assistentes virtuais para lidar com consultas simples e rotineiras? Essa é uma saída tecnológica que pode liberar tempo do time de atendimento para lidar com questões mais complexas.

Implementação de canais de autoatendimento

Oferecer uma seção de perguntas frequentes no site pode ajudar os clientes a encontrarem suas próprias respostas, reduzindo a carga de trabalho do time de atendimento.

Antecipação das demandas sazonais

Se você já espera um aumento na demanda em certas épocas do ano, como a Black Friday, pode começar a se planejar com antecedência para expandir temporariamente sua equipe para lidar com o aumento de consultas. E é aqui que entra a terceirização de serviços!

Terceirização do atendimento para a Black Friday

A terceirização do atendimento para a Black Friday, como também em outros períodos de alta demanda, pode ser uma estratégia eficiente para lidar com o aumento no volume de clientes durante esse período de promoções. 

Quando se terceiriza o atendimento, é possível contar com uma equipe especializada que estará disponível para responder dúvidas, resolver problemas e fornecer suporte aos clientes, garantindo uma experiência positiva durante a Black Friday.

Ao considerarmos que a grande maioria (91%) dos brasileiros vão usar canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos, segundo o mesmo levantamento do Google, é possível que as dúvidas devam ser sanadas também pelos canais digitais. Por isso, a importância de se ter um atendimento ágil e reforçado.

Motivos para terceirizar o atendimento ao cliente

Quando trabalhamos com a terceirização do atendimento ao cliente, podemos contar com algumas vantagens ao longo da jornada de compra. Confira as principais delas a seguir:

Maior escalabilidade

Durante a Black Friday, o volume de clientes e consultas aumenta e terceirizar o atendimento permite que se aumente a capacidade de suporte de forma ágil, sem precisar treinar ou contratar uma grande equipe interna temporariamente.

Especialização de atendentes

Empresas especializadas em terceirização de atendimento ao cliente possuem equipes treinadas e experientes no tratamento de diversos tipos de atendimentos e problemas. O que garante que os clientes recebam um atendimento de qualidade e eficiente.

Redução de custos gerais

Ter uma equipe interna dedicada ao atendimento ao cliente requer investimentos em recursos humanos, treinamento, infraestrutura e tecnologia. Por isso, ao terceirizar, você pode economizar em custos fixos e transformá-los em custos variáveis, pagando apenas pelos serviços utilizados durante a Black Friday, por exemplo.

Disponibilidade 24/7

Muitas empresas de terceirização oferecem suporte ao cliente 24 horas por dia, todos os dias da semana. Isso permite oferecer um serviço integral aos clientes, independentemente do horário em que eles estejam.

A terceirização de serviços é capaz de melhorar a experiência do cliente, não só em períodos de Black Friday. E  a VIK Tech pode ajudar! 

Nossa empresa conta com soluções para um atendimento multicanal eficiente, potencializando esse relacionamento com os clientes. Além disso, sua empresa pode realizar a terceirização de equipes completas e profissionais capazes de tornar a Black Friday muito mais tranquila e rentável.

 

Descubra mais sobre a terceirização do atendimento e como se preparar para grandes demandas, como na Black Friday, acompanhando o nosso blog.