Fluxo de geração de lead: do automatizado ao humano
Uma série de leads chegam diariamente para a sua equipe comercial e ainda não estão prontos para serem convertidos em vendas? Esse é um desafio comum de muitas empresas que ainda utilizam as ferramentas do marketing digital de forma não 100% eficaz.
Atualmente, existem diferentes métodos para se qualificar um lead. A grande maioria das empresas utilizam a automação, principalmente, o lead score para classificá-los e, desta forma, levá-los ao time comercial.
Mas aliando a qualificação automatizada e a humana, é possível trazer mais assertividade na hora de converter o lead em vendas.
Geração de leads
A conversão do público que tem contato com a sua marca em potenciais clientes para o seu negócio compõe o pilar do fluxo de geração de leads.
Esse movimento, também conhecido como lead generation, é a base do marketing digital e compreende em atrair pessoas e transformá-las em oportunidades.
É muito utilizado mídias digitais para essa atração. Anúncios e divulgações orgânicas captam o contato do público, através de formulários, oferecendo conteúdo relevante para ele.
Mas nem sempre as pessoas que são atraídas por essa divulgação digital são potenciais clientes. E neste momento, começa uma importante etapa do fluxo de geração de leads, sua qualificação.
O que é a qualificação de leads?
Basicamente, o processo de qualificação de leads pode ser considerado uma peneira para identificar o público que mais possui chances de converter em vendas.
Essa qualificação tem como objetivo principal acelerar a esteira comercial e levar para a próxima etapa aqueles que podem, de fato, fechar negócio. Por isso, cada empresa estabelece uma maneira para aplicar essa classificação.
Qualificação automatizada
Para não desperdiçar tempo e esforços do time comercial, a qualificação automatizada funciona como uma efetiva classificação dos potenciais clientes. Cada empresa pode aplicar seus critérios para qualificá-los.
Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelo marketing digital é o lead scoring, um processo de pontuação para cada lead que entra na base de acordo com os critérios previamente estabelecidos.
Assim, só passa para a próxima etapa do fluxo aqueles que estejam alinhados com a expectativa de cliente estabelecida pela empresa, desenhado pelo marketing e vendas.
Qualificador humano
Há também as empresas que prefiram ter à disposição um profissional responsável por validar os leads que entram na base. Este é um trabalho bem criterioso e que exige muita atenção.
Se torna, então, uma etapa relevante para otimizar o tempo de conversão do time de vendas. Pois leva para essa etapa apenas aqueles que se encaixam em critérios já estabelecidos pelo fluxo de geração de leads.
Qualificação automatizada e humana
O melhor dos mundos é aliar as vantagens da qualificação através de ferramentas do marketing digital e profissional que valide tal seleção de leads.
Assim, ferramentas e critérios são estabelecidos para a primeira peneira de classificação, o que já elimina dezenas de leads. E, após esse processo, o qualificador humano estabelece critérios ainda mais minuciosos para passar apenas leads que são potenciais clientes.
Essa qualificação pode ser estabelecida por um primeiro contato, preparando o lead e tirando do caminho aqueles que possuem apenas interesses superficiais.
Fluxo de geração de lead: convertendo em vendas
O levantamento The Sales Enablement Report mostrou que 61% dos consumidores querem receber informações relevantes e 69% querem ser ouvidos. Desta forma, a experiência do cliente, quando otimizada, gera vendas.
O caminho de qualificação de leads pode desempenhar um papel extremamente importante para esse resultado. Com a definição de critérios de classificação, é possível reconhecer também características comuns do público, satisfazendo suas necessidades.
O qualificador humano, após a peneira de ferramentas, valida aqueles que de fato estão prontos para um contato direto com o comercial. Um atendimento mais assertivo eleva a satisfação do cliente, melhorando sua experiência.
A Vik Tech fornece suporte com profissionais especializados e ferramentas para que o fluxo de geração de lead possa ser cada vez mais produtivo para a sua empresa.
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