Consultor de vendas: funções e principais habilidades
Se você trabalha com vendas, entende que os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos, principalmente com os avanços da tecnologia e facilidade de aquisição de bens.
Diante deste contexto, o consultor de vendas é peça fundamental para o sucesso de um negócio. Antes, podíamos apenas falar que um produto era bom e o cliente aceitava a compra.
Hoje, quando buscamos por um produto novo, fazemos uma pesquisa pela internet, buscamos opiniões de outras pessoas e adoramos quando temos alguém para nos auxiliar.
Mas, qual o motivo do consultor de vendas ser um profissional tão importante para sua empresa e quais as suas habilidades essenciais? Continue a leitura para saber mais.
Quais as funções do consultor de vendas?
Em algum momento você pensou que o consultor de vendas é um vendedor? Se sim, saiba que um vendedor é o profissional que realiza a venda. Ele conhece sobre o produto e seus detalhes. Porém, um consultor de vendas é responsável por analisar e diagnosticar o mercado.
Para encontrar oportunidades precisamos conhecer detalhes do nosso cliente. Logo, o consultor de vendas deve estar disponível para o comprador, capturar sua dor e auxiliar na compra do melhor produto de acordo com suas necessidades.
Você sabia que, segundo a The Marketing Blender, no cenário B2B, 56% dos tomadores de decisão negociam com vendedores despreparados? Isso é uma oportunidade para que o consultor ajude a capacitar esses vendedores, os preparando melhor para os atendimentos.
Veja algumas funções detalhadas do consultor de vendas:
Dentro do seu dia a dia, podemos destacar algumas tarefas principais, como:
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito a partir de um estudo de mercado a fim de identificar oportunidades, melhorias, tendências e outros pontos que possam ser otimizados para agradar, de fato, o cliente;
Capacitação:
Pode ser responsabilidade de um consultor de vendas capacitar o time comercial da sua empresa. Assim, ele auxilia a explorar o potencial dos vendedores, oferece o treinamento correto e expõe estratégia de acordo com os objetivos da empresa;
- Plano de Ação:
Após o estudo de mercado e a identificação das tendências, o consultor de vendas pode traçar estratégias eficazes e planejar ações eficientes de acordo com a empresa e o objetivo a ser alcançado.
Quais as habilidades essenciais do consultor de vendas?
Como qualquer outro profissional, o consultor de vendas precisa ter algumas habilidades para desempenhar seu trabalho, como:
Motivação
Algumas metas podem ser desafiadoras. Por isso, é importante manter a postura e estar sempre disposto a motivar a equipe;
Atitude
Para gerar bons resultados, os objetivos devem se tornar ações. Atitude é a palavra-chave para que os planos entrem em ação;
Flexibilidade
Melhorias podem ser aplicadas para que o trabalho seja realizado de forma diferente e eficaz. Com isso, o consultor precisa identificar o melhor momento para aplicar determinadas mudanças;
Curiosidade:
Como dito anteriormente, precisamos entender características e detalhes do nosso cliente. Assim, investigar e ter curiosidade para saber como está o mercado, os avanços dos produtos e os hábitos dos clientes é uma tarefa essencial;
Capacidade de ouvir:
Muitas vezes, será o próprio cliente que fornecerá informações importantes sobre as atuais necessidades do mercado. Por isso, o consultor de vendas precisa saber ouvir e prestar devida atenção as características de mercado;
Empatia:
O consultor de vendas deve mostrar empatia ao seu time de vendas e ao cliente. Além de um ambiente de trabalho agradável, a empatia auxilia para que as metas sejam alcançadas. E diante do cliente, o consultor deve se esforçar para entender a fundo suas necessidades e buscar soluções.
O consultor de vendas realmente é um profissional essencial para o sucesso empresarial. Após entender sobre suas funções e habilidades, veja também algumas estratégias e ferramentas que podem auxiliar e alavancar suas vendas.
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