Onboarding: definição, benefícios e como aplicar
Se você está em busca de contratar um novo funcionário, é importante que saiba o que é onboarding e como ele pode te auxiliar. Sabemos que encontrar a pessoa ideal é uma grande responsabilidade, já que ela vai participar do crescimento do negócio.
Fazer com que a empresa se apresente da forma adequada para esse novo funcionário também é um desafio. Por isso, continue a leitura até o final para saber tudo sobre o onboarding.
O que é onboarding?
Podemos definir onboarding com um processo para integrar um novo colaborador à equipe. Isso envolve explicar a cultura e a forma de operação da organização.
Ele tem como objetivo assegurar que essa nova pessoa se adapte mais facilmente e, assim, fique na empresa com mais segurança, pois será abastecida de novos conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para tornar-se parte da equipe.
O melhor momento para realizar o processo de onboarding é logo após a contratação, já que o profissional está motivado a mostrar um bom trabalho, familiarizado com as orientações e poderá se adaptar com mais facilidade.
Essa prática exige um planejamento certeiro feito pelo setor de RH, pois o onboarding é uma ótima ferramenta para motivar funcionários desde o primeiro dia de trabalho e é crucial para a gestão de pessoas.
Benefícios do Onboarding:
Agora que você já sabe o que é onboarding, vamos listar os principais benefícios desta prática. Vamos lá?
1. Retenção de talentos
Por mais que alguns atrativos, como benefícios e bons salários, sejam importantes, atrair e reter novos funcionários com alto desempenho pode ser uma tarefa difícil.
Logo, é necessário estabelecer uma estratégia para ter uma boa relação entre gestor e colaborador, alinhar valores organizacionais, entre outros pontos-chave de uma organização.
2. Engajamento dos profissionais
É fato que os valores e cultura são individuais para cada empresa. Por esse motivo, o onboarding é uma ferramenta válida para engajar o candidato e mantê-lo por mais tempo na companhia.
A interação com o colaborador garante que o mesmo esteja alinhado com a organização. Dessa forma, ele se sentirá parte da equipe, buscando sempre melhorar seus resultados e o crescimento da empresa.
3. Alinhamento de propostas
O processo de onboarding acaba por educar os contratados e expor quais são as medidas organizacionais. Isso é ótimo, pois evita erros iniciais e desnecessários, além de deixar o funcionário mais seguro para realizar suas tarefas.
4. Redução da rotatividade
Quando há grande rotatividade de funcionário em uma empresa, entendemos que algo não está indo bem. Ao fazer o onboarding, você reduz o índice dessa rotatividade. Isso porque é despertado um sentimento de pertencimento e o vínculo entre contratante e colaborador se torna mais forte.
Como fazer o onboarding?
Agora que você já sabe o que é onboarding e os seus benefícios, vamos entender como ele é feito.
Antes de tudo, é importante que o funcionário seja muito bem informado na hora da contratação. Salário, benefícios, período de experiência, data de início, dresscode, entre muitos outros pontos são essenciais para o entendimento do profissional quanto ao seu trabalho.
O passo seguinte é ter tudo preparado para a chegada da pessoa nova. É muito importante que o novo colaborador sinta que está sendo esperado para a valorização e integração social.
Mais um ponto importante é planejar com antecedência os treinamentos que deseja aplicar no período de experiência.
Lembre-se de avisar todos os departamentos e pedir para que todos os colaboradores venham conhecer o novo integrante da equipe. É nessa hora que ele é abastecido de informação sobre a empresa.
Fazer um tour pela companhia e apresentar os ambientes faz com que o profissional se familiarize e se sinta mais confortável. É muito importante que durante essa jornada os líderes da equipe se apresentem amigavelmente.
Concluindo, o onboarding é uma prática pouco adotada pelas empresas e crucial para um bom relacionamento entre os colaboradores e excelência na execução do trabalho.
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