RH Digital: O que é e por que é tão importante nos dias atuais?

Vamos falar sobre RH Digital? Que a tecnologia vem se atualizando de forma assustadoramente rápida você já sabe, mas você já parou para pensar como isso afeta cada setor de uma empresa?

A rotina moderna está completamente rodeada pelo meio digital. Celulares, computadores, carros inteligentes e muito mais são apenas exemplos de situações que lidamos todos os dias e não nos damos conta.

O setor de Recursos Humanos também não está por fora desses avanços tecnológicos. Hoje em dia é possível operar um ambiente digital e trazer muitos frutos positivos para a empresa.

Pensando nisso, hoje resolvemos conversar sobre o que é o RH Digital e como ele pode impactar – e muito – a sua empresa. Continue a leitura até o último parágrafo para conferir tudo

 

O que é RH Digital?

O RH Digital é, basicamente, uma mudança completa na forma como o setor de RH costuma funcionar. Isso porque ele otimiza os processos ao trazer tecnologias sociais, móveis, analíticas e de nuvem (SMAC) para tornar o Rh mais eficiente e conectado.

Como o mercado vem se tornando cada vez mais competitivo, precisamos começar a investir em ferramentas que façam com que a nossa empresa ganhe destaque.

Outro ponto importante de destacar é que o setor de rh é peça fundamental no desenvolvimento de qualquer empresa. Assim, o RH Digital busca unir a cultura organizacional com talentos, estrutura corporativa e processos otimizados para trazer mais eficiência.

 

RH 4.0 

Já ouviu falar no RH 4.0? Ele é um conceito mais amplo do RH Digital que serve como framework para a empresa desenvolver estratégias de gestão de pessoas e recursos em um cenário em que a Quarta Revolução Industrial seja real.

Em outras palavras, é uma forma de pensar no RH como um setor mais automatizado, com foco em estratégia, menos manual e burocrático, além de otimizar tempo ao reduzir atividades repetitivas e de pouca conveniência.

Apesar disso, o foco do RH 4.0 foge do que estamos acostumados: um setor que resolve burocracias. Na verdade, ele busca atrair e selecionar novos talentos, além de agir diretamente na manutenção da cultura organizacional.

Em resumo, o RH 4.0 é uma forma de fazer com que o setor contribua para melhorar as estratégias da organização, trazendo produtividade, melhor retenção de talentos e aumento da performance geral.

Algumas tecnologias que auxiliam nesse processo são:

  • Aplicativos mobile;
  • Metodologias ágeis;
  • Inteligência artificial;
  • Plataformas de analytics;
  • Plataformas de RH integradas;
  • Entre outras.

 

Impacto do RH Digital nos processos do setor

A transformação digital está mudando os processos do RH tradicional. Por exemplo, o recrutamento por vídeo já é uma realidade das empresas hoje em dia.

Além disso, está acontecendo um boom no uso de analytics e inteligência artificial e outras inovações mais profundas, como a utilização de wearables no local de trabalho para facilitar processos.

Para ficar mais claro, wearable é o nome dado a qualquer dispositivo tecnológico que podemos usar como um acessório ou vestir. Um exemplo que com certeza você já conhece são os smartwatches (relógios inteligentes que monitoram a saúde).

Esse trabalho tem o objetivo de coletar dados e aproveitar as tecnologias e plataformas digitais disponíveis para fazer uma melhor gestão dos recursos empresariais, além dos colaboradores da empresa.

Além desses tópicos apontados acima, o RH Digital transforma o setor de diferentes formas, como:

 

Otimizar a rotina 

Ele automatiza qualquer processo manual. Assim, você e sua equipe podem se concentrar em outros processos mais importantes. Pensa por este ponto: toda organização com muitos funcionários tem dificuldade de gerenciar informações no papel.

Com o RH Digital, os profissionais deste setor podem otimizar os fluxos de trabalho e aperfeiçoar o gerenciamento geral, assim, fazendo com que a empresa alcance melhores níveis de entrega.

 

Comunicação mais eficaz

Com a digitalização dos processos, o acesso às informações essenciais de todos os colaboradores fica mais simples. Isso porque todos os dados estão acessíveis e atualizados o tempo todo, facilitando as tomadas de decisões.

Além disso, como as informações estão sempre atualizadas e acessíveis, a transparência entre a empresa e os funcionários é ainda melhor. 

 

Agilidade nos processos

Como dito anteriormente, essas novas tecnologias auxiliam para que a equipe conclua as tarefas de forma mais rápida e organizada, principalmente, nas questões manuais ou burocráticas.

A digitalização do RH possibilita automatizar tarefas, além de monitorar como elas estão sendo executadas para conseguir entender o nível de produtividade de cada um dos setores.

Um dos exemplos disso é a edição de documentos online, em que uma ou mais pessoas conseguem salvar todas as alterações na nuvem. Isso reduz custos de armazenamento e ainda dá garantia de que seus arquivos estão a salvo.

Também podemos destacar outros benefícios, como:

  • Melhor e mais eficiente controle de férias;
  • Criação de holerites de forma automática;
  • Digitalização dos contratos de prestação de serviços;
  • Atestados médicos, relatórios de desempenho e pedidos de licença na nuvem.

 

Como funciona o RH Digital?

Ele implementa tecnologias no setor de recursos humanos, assim como propõe metodologias inovadoras para a estratégia da empresa. Para isso, é preciso integrar a cultura da empresa com as tecnologias e o engajamento de cada funcionário.

 

Principais elementos do RH Digital

Processo seletivo

Hoje em dia é possível fazer reuniões online ou usar games corporativos para fazer o processo de seleção de novos colaboradores. Além disso, existe uma nova ferramenta (People Analytics) que analisa os dados dos candidatos.

O People Analytics coleta, organiza e diagnostica vários dados sobre os colaboradores e equipes da empresa a partir de softwares que relacionam informações de diversas fontes.

Também conhecido como análise de talentos ou análise de RH, ele pode ajudar gerentes e executivos a tomar decisões mais acertadas sobre seus funcionários ou força de trabalho.

Com isso, é possível acompanhar de perto e de forma imediata fatores como o engajamento, produtividade e a satisfação das pessoas na organização. 

 

Armazenamento em nuvem

Armazenar dados da empresa em nuvem tem se mostrado uma alternativa segura e eficiente. Isso porque apenas pessoas autorizadas podem acessá-los.

Além de diminuir as chances de ataques virtuais contra a empresa, também é uma maneira de promover a redução de custos, já que exclui a necessidade de servidores físicos e não exige manutenção.

 

Ponto eletrônico

Com ele, é possível ter acesso a movimentação diária dos colaboradores, além de gerir a marcação de ponto. Ele também faz integração direta com a folha de pagamento, assim, a gestão de RH fica integrada.

 

Medicina e segurança do trabalho

Com o RH Digital, é possível gerir os cadastros essenciais para saúde, segurança e administração das exigências de cada um. Para agendar exames, é possível contar com a automação.

 

Soluções mobile

Essa é outra tendência que consiste em soluções para dispositivos móveis. Algumas delas são operacionais, como por exemplo aplicativos que substituem o relógio de ponto por controle de presença por geolocalização.

Além disso, é possível adotar as soluções no momento da seleção de profissionais e controlar horários de entrada e saída dos colaboradores de onde estiver.

 

Business Intelligence

Ele coleta, organiza e analisa os dados da empresa para gerar informações essenciais para seu crescimento. Com isso, é possível identificar comportamentos, padrões e tendências.

Ele também pode ajudar a formular estratégias para a empresa conseguir atingir seus objetivos e melhorar sua performance como um todo.

Pronto! Agora você já sabe o que é RH Digital e quais seus benefícios para as empresas. A Vik Tech and Service é referência em soluções para processos e operações das empresas.

Saiba mais sobre as nossas soluções navegando em nosso blog e confira nossas redes sociais.