Customer Service e as vantagens que ele traz
Que tal fazer do Customer Service um diferencial em sua empresa? Bem, para isso você precisa entender o que exatamente é esse termo, né?
Não é segredo para ninguém que o atendimento ao cliente é uma parte chave para o sucesso de uma empresa. Afinal, oferecer um auxílio de alta qualidade no momento que seus clientes precisam é não apenas necessário como é o básico para qualquer negócio que deseja evoluir e ganhar mercado.
Mas o que faz do Customer Service algo tão especial? Ele é a mesma coisa que o atendimento tradicional? Quais são seus benefícios?
Venha com a gente no conteúdo de hoje e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de suporte.
O que é Customer Service e quais são seus objetivos
Vamos começar pela definição do termo em si. “Customer Service” significa, literalmente, “atendimento ao cliente” — ou “serviço ao cliente” em uma tradução mais exata.
Mas não se engane, porque mesmo ele sendo um serviço de suporte em seu cerne, traz também certas diferenças que o destacam dos outros. O Customer Service é a área de sua empresa com o objetivo e o dever de oferecer um suporte de excelente qualidade.
E como entregar esse resultado diferenciado? É aqui que entram os profissionais extremamente capacitados que trabalham no Customer Service. Eles utilizam de seu know-how e vivência de mercado, além de técnicas e estratégias meticulosamente pensadas para tornar o relacionamento e a comunicação com o cliente mais cativante e, assim, fidelizar seus consumidores oferecendo uma experiência mais acolhedora, íntima e humanizada.
Quais sãos as principais vantagens
O primeiro benefício que esse tipo de atendimento ao cliente traz para seu negócio é um que já citamos por aqui: uma maior taxa de fidelização de seus consumidores.
Para você ter uma ideia como essa experiência é um fator extremamente importante para os clientes, uma pesquisa feita e divulgada pelo portal Mercado & Consumo nos mostra que 94% dos entrevistados acham que receberem um atendimento de qualidade é fundamental.
Enquanto isso, a mesma pesquisa também nos diz que 53,9% dessas pessoas afirmam que basta duas ou três experiências negativas com o negócio que eles já abrem mão de consumir seus produtos ou serviços.
Ao criar uma conexão mais humana com o público, seus profissionais altamente capacitados conseguem captar as necessidades e dores de cada cliente, podendo atuar em cima disso e transformar algo que poderia se tornar uma insatisfação em uma experiência positiva aos olhos do consumidor.
É possível que seu time de Customer Service até mesmo preveja essas dores de cabeça e consiga saná-las de modo estratégico antes mesmo que elas aconteçam, aumentando ainda mais a satisfação de seu público já existente e a fidelização dos novos consumidores.
É em meio a esse processo que a segunda vantagem é criada: a solidificação da imagem positiva de seu negócio. E aqui não existe muito segredo.
Ao ter um atendimento humanizado e cuidadoso com o cliente, além da satisfação deles aumentar, também fica explícito o quanto sua empresa se importa com o que eles desejam e precisam.
Com isso, as boas novas sobre como seu excelente suporte ao cliente se espalhará pelo mercado, elevando sua reputação de modo orgânico.
Isso nos leva para nossa próxima vantagem: a valorização daquilo que seu negócio oferece, seja um produto ou um serviço. No mercado de hoje, ter um atendimento de qualidade e exclusivo é ter um grande diferencial em mãos, tornando-se até mesmo um fator decisivo de compra para seu cliente escolher seu produto.
E como último benefício temos o fato de você se manter à frente de seus concorrentes. Ele, na verdade, é um resultado da junção de todos os outros que citamos.
Graças a esse conjunto de fatores, você consegue não só se destacar dentre as outras empresas de seu nicho como também atrair a atenção dos clientes de seus concorrentes, conquistando ainda mais seu mercado.
Como ter uma área Customer Service eficiente em sua empresa?
Caso você ainda não tenha uma área de Customer Service, o primeiro passo é procurar por profissionais qualificados e preparados para conseguir oferecer toda essa experiência única ao seu consumidor e, assim, construir sua equipe de atendimento ao cliente.
Depois que você já estiver com uma equipe já construída, é a hora de procurar soluções que podem ajudar esses profissionais a terem uma rotina de trabalho mais eficiente e produtiva.
Aqui na VIK Tech and Services oferecemos serviços completos para ajudar sua área de Customer Service a ter um relacionamento muito mais próximo com seus clientes por meio de multicanais de contato.
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