WhatsApp Business API e sua crescente relevância

Vocês já tinham ouvido falar sobre os benefícios e regras de mensagem do WhatsApp Business API? As empresas estão utilizando cada vez mais esta ferramenta para se comunicar com seus clientes e, como o LinkedIn é sempre um espaço de muita troca e aprendizado sobre negócios, eu achei que valeria muito a pena dividir esse conhecimento com vocês para ajudar nos projetos que envolvam mensageria.

Primeiro, temos que falar sobre a diferença entre o WhatsApp Business app e o WhatsApp Business API, já que são dois tipos de recursos tecnológicos diferentes e que entregam coisas diferentes, dentro do mesmo fornecedor.

Se você já usa o WhatsApp Business app, ele tem um objetivo mais voltado a pequenos negócios, ajudando nas vendas e no relacionamento com o cliente. As mensagens são liberadas para todos os contatos, a qualquer hora e não tem restrições de formatos.

Porém, se o seu negócio começa a expandir, aí vem duas grandes complicações. Este modelo é limitado para uso de apenas um dispositivo e a automatização resume-se a mensagens de saudação e respostas rápidas.

É aí que entra o WhatsApp Business API. Ativado a partir de uma conta criada dentro do Facebook, ele vem com uma estratégia mais voltada para médias e grandes empresas, e com benefícios extras, como enviar mensagens em escala, criar modelos para notificações de forma mais fácil, personalizada e dando acesso a informações para mensurar resultados.

Voltando nosso olhar para os tipos de mensagem, ele oferece a mensagem template, que é utilizada para uma comunicação ativa com clientes que não iniciaram uma conversa com sua empresa e que também pode ser reaproveitada para informar atualizações e solução de problemas.

Um adendo, é que ela traz um custo e depende de aprovação dos modelos por parte do Facebook.

Já as mensagens reativas ou de sessão, são respostas que podem ser enviadas dentro de uma janela de 24 horas de atendimento ao cliente. Sendo assim, se um cliente retorna ou nos envia uma mensagem, ela será caracterizada como sessão e terá duração, sem adicionar custos, de até 24 horas.

A API só é disponibilizada via um representante oficial do WhatsApp no Brasil, chamado de BSP (Business Service Provider) e os custos respeitam as regras de cobrança aplicadas pelo integrador utilizado.

Bom, e qual que é o “pulo do gato” aqui então? Quando você começa a usar uma ferramenta tão potente como esta, que pode gerar tantas oportunidades, contar com a ajuda de um parceiro pode ser uma boa ideia.

Trazendo como exemplo o VIK Chat, que faz um trabalho sério, de qualidade, que, felizmente, eu tenho a oportunidade de acompanhar de perto. Com ele você pode ter um melhor controle de sua estratégia de atendimento.

Entre elas, escalabilidade e volume das suas mensagens, personalização de linguagem, resolução de atividades técnicas, como pagamento, envio de ordem de pagamento, além de também ter uma melhor rastreabilidade de dados.

Com um alto volume de mensagens para diversos tipos de clientes, ter uma empresa dedicada, olhando diretamente para isso, pode te trazer diversas oportunidades de crescimento e ajuste de rota no relacionamento com seus clientes.

Uma ferramenta versátil e cheia de possibilidades não poderia passar despercebida né? Espero ter ajudado você um pouquinho que seja com este conteúdo. Bons negócios!

(Se quiserem conhecer melhor a VIK Chat, acesse e saiba mais).

 

Juliana Lorenzetti