O que é CRM e quais suas vertentes?

Se você é dono de uma empresa ou um vendedor, com certeza já se perguntou o que é CRM, não é mesmo? Independente do tamanho, seja pequeno, médio ou grande, é muito importante incorporar esse tipo de ferramenta nos processos do seu negócio.

Isso porque o nosso foco é sempre o cliente e o CRM nos permite ter acesso a informações cruciais para agradá-los cada vez mais e, ainda, melhorar as etapas operacionais da sua empresa.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o que é CRM e como ele pode auxiliar no seu dia a dia profissional. Leia atentamente até o final para ficar por dentro de tudo.

O que é CRM?

ilustração de uma mulher interagindo com um CRM

CRM é sigla para Customer Relationship Management e, basicamente, é um software que auxilia os gestores a organizar e registrar todas as informações de um cliente, desde dados pessoais até ações de vendas.

Dentro do conceito de CRM trabalhamos processos, estratégias, tecnologia e muito mais. Isso porque ele é um facilitador para a equipe de vendas, já que conseguem analisar dados dos clientes, aumentar a produtividade e antecipar desejos de compra.

Simplificando, CRM é uma plataforma que disponibiliza todas as informações de leads e clientes de forma acessível e intuitiva com o objetivo de acelerar conexões e aumentar as vendas.

Mas, atenção! Existem dois termos de CRM que são comumente confundidos e merecem uma explicação:

  • CRM de marketing;
  • CRM de vendas.

 

O que é CRM de marketing?

Ilustração de um funil de automação separando os leads

Também chamado de plataforma de automação de marketing, ele está voltado aos processos de atração e nutrição de leads (cliente qualificado para venda) e, também, apoia o processo de inbound marketing.

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line em que uma empresa usa ferramentas digitais para se promover, como blogs, vídeos, e-Books, SEO entre outras.

Para as empresas, é interessante que ele seja integrado com o CRM de vendas, pois evita que os leads esfriem e agiliza os processos operacionais.

Dentre suas funcionalidades, as básicas são:

  • Publicação de posts em redes sociais;
  • Campanhas de email marketing;
  • Pontuação e automação de lead scoring (forma de classificar leads por pontos);
  • Relatórios e dashboards.

 

O que é CRM de vendas?

Ilustração de um homen interagindo com um CRM de vendas

Agora que você já sabe o que é CRM de marketing, podemos falar sobre o CRM de vendas. Ele é um sistema que ajuda as empresas a vender em um volume maior, com mais desempenho e em menos tempo.

Assim, ele é um software voltado ao processo comercial, geralmente utilizado pela equipe de inside sales. Isso quer dizer que o processo de relacionamento com o cliente começou no marketing e agora está nas mãos da equipe de comercial.

Assim como o de marketing, o CRM de vendas tem algumas funcionalidades básicas, como:

  • Cadastro de clientes (pessoas e empresas);
  • Criação de múltiplos funis (funil de pré-vendas, funil de vendas, funil de pós-vendas e outros tipos de funis necessários para sua operação);
  • Gestão de leads;
  • Gestão do time de vendas;
  • Integração com plataformas de marketing e outras plataformas;
  • Relatórios.

 

Quais as vertentes do CRM e suas aplicações?

Dentro do universo do CRM, podemos separá-los em 4 vertentes diferentes:

1. CRM Operacional:

Tudo o que envolve captação de informações e dados necessários ao CRM Analítico é de responsabilidade do CRM Operacional. Ou seja, é nesse momento que são criadas as formas de contato com o cliente.

2. CRM Analítico:

Como o próprio nome diz, aqui acontece a análise desses dados e informações coletados no CRM Operacional. A partir disso, é possível identificar características distintas dos clientes e criar segmentos diferentes para eles.

3. CRM Colaborativo:

Após passar pelos dois processos descritos acima, o CRM Colaborativo permite que a equipe de vendas coloque em prática todas as questões levantadas. 

Fazem parte dele todos os canais e pontos de contato entre o cliente e a empresa.

4. CRM Estratégico:

É nesse estágio que objetivos e metas são traçados dentro do processo de vendas. Ou seja, é dentro dele que estarão descritas as bases e estratégias para o contato com o cliente.

Em outras palavras, podemos dizer que as empresas usam o CRM Estratégico para estudar e entender o mercado, os competidores e o próprio negócio.

 

Pronto! Agora você já sabe o que é CRM e quais são suas vertentes. Quer saber mais sobre o mundo tecnológico? Acesse nosso site ou descubra nossas redes sociais.