BPO – Como Reduzir Custos e Produzir Mais
Business Process Outsourcing (BPO), ou Terceirização de Processos de Negócio é uma das melhores alternativas para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência em processos de negócio que demandem grande quantidade de recursos humanos.
Quer entender como?
Antes, precisamos entender a principal diferença entre BPO e terceirização. Pode parecer similar, mas na verdade BPO é mais completo e engloba a total gestão de processos através de profissionais qualificados, redesenho de processos e aplicação de tecnologia específica que busca a eliminação de etapas de trabalho.
A grande maioria se pergunta se isto é realmente possível e como fazer. Como o BPO economiza tempo e ainda gera lucro? A resposta é simples. Identifique especialistas em diferentes assuntos e distribua as atividades de acordo.
O principal conceito do BPO é deixar que especialistas gerenciem áreas específicas como atendimento ao cliente, contabilidade gerencial, finanças, Recursos Humanos ou mesmo tecnologia. Tudo que podemos chamar de “não core” do negócio pode ser exercido por empresa terceira especialista no assunto.
Desta forma, a empresa pode focar sua atenção e criatividade no que importa, seu “core”: melhoria de seu produto, geração de novas linhas de negócio ou serviços, definição de canais de venda, elaboração das estratégias de relacionamento com clientes…
Menos tempo, menos custo / Especialistas da atividade
Como já dissemos acima, com um time de especialistas preparados para resolver determinada tarefa, é notável a redução de tempo para execução. Empresas especialistas em determinadas operações alcançam níveis de produtividade muito acima da média, conseguindo, automaticamente, uma substancial redução de custos.
Ampliando a assertividade com Know How de outros segmentos
Outra vantagem da utilização de BPO é o aumento da precisão. Como geralmente os profissionais que executam as tarefas são especialistas no tema e, as empresas que executam o BPO também executam o mesmo serviço em outros segmentos de mercado, há um conhecimento acumulado sobre o processo de trabalho que é utilizado na empresa contratante do BPO. A empresa acaba ganhando também com esse know how adquirido em outras empresas e segmentos de mercado.
Tecnologia agregada à prestação do Serviço
Fornecedores de BPO oferecem, usualmente, além da expertise, as tecnologias necessárias para realizarem tarefas de maneira mais precisa e em menor prazo. Isto porque é parte do cotidiano utilizarem as melhores tecnologias e aplicações, tendo acesso a todas as ferramentas necessárias à melhor execução da tarefa realizada. Resumindo: acaba-se tendo aproximação direta às melhores tecnologias que, provavelmente, sua empresa investiria.
O advento da massificação da tecnologia de RPA (Robotic Process Automation), trouxe muita possibilidade de melhoria de produtividade em atividades internas rotineiras, principalmente aquelas que demandam mão de obra massiva e diferentes sistemas para execução.
Resultado: alta eficiência e rapidez na entrega
Ao combinar expertise e tecnologia, o resultado obtido é nada menos que alta eficiência, entregando menos erros, excelentes resultados e, melhor ainda, em um prazo menor. Isto é, sem dúvida, alta eficiência e melhoria em processos já testados e avaliados.
Economia de recursos
Isso quer dizer que empresas que utilizam BPO economizam automaticamente por não necessitarem investir em infraestrutura, principalmente aquelas empresas que não possuem know-how de como ou quais as ferramentas são necessárias e importantes para realizar tarefas que não possuem conhecimento e que não são o seu “core”.
Além disto, o simples fato de não gerar custos com treinamentos e não carregarem passivo trabalhista já são outros grandes benefícios. Sabe-se que investir em um profissional e treiná-lo requer tempo e esforço. Outro ponto importante na geração de recursos profissionais é a baixa burocracia contratual através da utilização de BPO.
Porém, é importante levar em consideração a avaliação da empresa de BPO que está gerenciando os processos de sua empresa. Entender se esta tem profissionais capacitados, possui uma política de segurança relevante com proteção de dados, realiza constantes treinamentos com sua equipe técnica, monitora frequentemente resultados e entrega relatórios de desempenho, são alguns dos principais pontos a serem analisados e avaliados com frequência.
Com isto em mente, é fácil entender como o BPO pode ajudar a sua empresa a reduzir custos, melhorar a eficiência de tarefas “não core” e, além disso, possibilitar mais tempo para sua empresa dedicar a estratégia do negócio.