Como suprir a demanda da Black Friday com a terceirização de serviços?

Passa ano, entra ano e a Black Friday é uma data que agita o mercado. Com promoções imperdíveis, empresas se posicionam no mercado para que a maior quantidade de vendas seja feita.

Mas será que todas elas estão realmente preparadas para esse aumento considerável de demanda em um período tão curto? Se suprir a demanda da Black Friday é um desafio para sua empresa, você ainda não conhece a terceirização de serviços.

Descubra mais sobre como funciona terceirizar serviços nesta época do ano a seguir. 

Como lidar com a alta demanda em períodos sazonais

Quando falamos de períodos sazonais, o principal desafio é a alta demanda. Por isso, é imprescindível pensar estrategicamente, considerando seu tipo de negócio e suas necessidades específicas para criar meios de ação.

Pense antecipadamente sobre a demanda

Os dados que você já tem de outros anos podem ser usados como uma maneira de prever a demanda futura durante estes períodos sazonais. Assim, você pode se preparar com antecedência para ter os recursos necessários prontos para atender a demanda da época.

Automatizar processos para otimizar a operação

Há tempos que a automatização deixou de ser um tabu para se tornar uma aliada. Com ela, é possível aumentar a eficiência e a produtividade durante os períodos de alta demanda. Algumas empresas, ao se preparar para a Black Friday, utilizam sistemas de gerenciamento de estoque, software de atendimento ao cliente e a incorporação de tecnologias como inteligência artificial e robótica para otimizar a operação através da automatização.

Parcerias estratégicas para impulsionar negócios

Seguindo a ideia da automatização, parcerias também podem otimizar a operação. Isso porque estabelecer parcerias com outras empresas ou fornecedores pode ajudar a atender à demanda durante os períodos de pico. Com a parceria, é possível compartilhar recursos, dividir custos ou até mesmo terceirizar parte do trabalho para empresas especializadas.

Terceirização de serviços e processos

Essa é uma das maneiras mais comuns e eficientes para lidar com o aumento de demanda durante períodos de alta demanda. A contratação de terceiros garante que você tenha coro para lidar com esse aumento na demanda sem sobrecarregar sua equipe. E é disso que iremos falar mais a seguir.

Entenda como suprir sua demanda com a terceirização de serviços

Como falamos anteriormente, a terceirização de serviços é considerada uma estratégia muito eficiente para suprir demandas específicas nas empresas. A contratação de serviços de outras empresas ou profissionais autônomos para realizar tarefas ou funções específicas livra tempo e esforços para lidar com o que realmente é sua especialidade.

Dessa maneira, se torna possível se concentrar em suas principais competências enquanto outras atividades são repassadas a especialistas externos. Por isso, é importante identificar quais serviços podem ser terceirizados de forma segura e eficiente. Essa análise deve ser realizada de forma minuciosa, considerando as necessidades específicas do negócio. 

Vantagens da terceirização de serviços na Black Friday

A Black Friday tem como principal desafio proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente, mesmo com o alto nível de demanda. Assim, a terceirização se mostra muito vantajosa para manter a qualidade de entrega. Destacamos as principais vantagens desse tipo de contratação:

Foco na escalabilidade

Durante a Black Friday, as empresas normalmente experimentam um aumento significativo na demanda. Neste ano, de acordo com o Google, as buscas pela Black Friday já cresceram 24% no Brasil, em comparação com o ano passado. 

Considerando esse dado e o histórico da data, ao terceirizar serviços, as empresas podem ajustar rapidamente sua capacidade de atendimento para lidar com esses picos de demanda, garantindo que todos os clientes sejam atendidos de forma eficiente.

Entrega de um serviço especializado

A contratação de empresas especializadas em determinados serviços que não são a expertise principal do negócio permite que as empresas atinjam a satisfação dos clientes mais facilmente.

Um exemplo disso é a terceirização do atendimento ao cliente, na qual as empresas podem se beneficiar do conhecimento e experiência desses prestadores de serviços para melhorar a experiência do cliente.

Redução de custos

Os gastos que uma empresa tem ao treinar pessoal e contratar tecnologia para um período sazonal pode ser muito maior que a contratação de serviços terceirizados. Isso porque as empresas terceirizadas são especializadas na tarefa e não é necessário gastos nessa adaptação.

Além do fator de demanda, considerando que as contratações podem ser realizadas de forma mais flexível, reduzindo os gastos.

Flexibilidade e agilidade

Como acabamos de citar, a terceirização de serviços permite uma maior flexibilidade e agilidade para lidar com mudanças repentinas nas necessidades ou do mercado durante a Black Friday. Já que os profissionais terceirizados podem se adaptar mais rapidamente e fornecer soluções eficientes para essas situações.

Quer ter essas vantagens para a sua empresa? A VIK Tech pode ajudar! Nossa empresa conta com profissionais especializados para levar até você os melhores especialistas. Sua empresa pode realizar a terceirização de squads, com equipes completas e profissionais capazes de tornar a Black Friday muito mais tranquila e rentável.

Descubra mais sobre a terceirização de serviços e como se preparar para grandes demandas, como a Black Friday, acompanhando o nosso blog.