O que é BPO e como ele impacta sua empresa

Com o crescimento da empresa, muitas vezes fica difícil dar conta das atividades principais e secundárias. Por causa disso, o conceito do BPO vem crescendo cada vez mais.

Apesar de ser um conceito novo e alguns empresários ainda não o conhecerem, é muito importante estar atento a esse universo para o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o que é BPO e quais as vantagens para as empresas. Está preparado? Então, vamos lá!

O que é BPO?

BPO condiz à sigla de Business Process Outsourcing, que pode ser traduzida como “Terceirização de Processos de Negócios”. Em outras palavras, se trata de uma empresa especializada em certa atividade contratada para auxiliar outras empresas.

Com o mercado cada vez mais competitivo, o BPO é uma tendência que vem se concretizando no ambiente estratégico administrativo.

Isso porque ele permite que o foco da empresa esteja voltado ao seu produto ou serviço principal enquanto as atividades secundárias ficam sob responsabilidade de especialistas.

Quando se contrata uma empresa BPO, o gestor está buscando alguém especializado para assumir todos os processos de um setor ou atividade de importância da empresa, seja do front ou do backoffice.

Ah, importante! Este setor ou atividade não pode estar relacionado com o seu core business, já que essa é uma prática proibida aqui no Brasil. Por exemplo, uma empresa têxtil pode procurar um parceiro para cuidar da sua contabilidade.

Até aí, tudo bem! A questão é que, além de ter o know-how, a empresa BPO precisa trazer algum diferencial para agregar valor para as operações do cliente.

Por outro lado, essa empresa têxtil não pode contratar um parceiro para produzir suas peças de tecidos, já que esse é o seu core business e a legislação brasileira não permite este tipo de prática.

Como funciona o BPO?

Agora que você já sabe o que é BPO, vamos entender como ele funciona. Como dito anteriormente, ele nasce com a ideia de otimizar processos de outras empresas a fim de aumentar a produtividade das organizações.

Assim, o Business Process Outsourcing pode funcionar sob duas vertentes: alocado na empresa do cliente ou na sede da empresa BPO. Em ambas as formas, ele é um serviço realizado sob demanda ou escopo da função.

Se você busca uma equipe especializada de TI, por exemplo, ela não precisa, necessariamente, estar alocada dentro da sua empresa. Visto que a grande maioria dos problemas e soluções desta área pode ser feita a distância, evitando, assim, estrutura física para manter este serviço.

BPO X Terceirização

Sabemos que o conceito entre BPO e terceirização é confuso. Então, vamos conversar um pouco sobre isso. A terceirização tem como objetivo entregar serviços mais simples, como limpeza, manutenção, segurança, entre outros.

Isso quer dizer que não há a necessidade de criar estratégias ou um novo modelo para os processos organizacionais.

Por outro lado, o BPO é uma contratação que envolve estratégias, tecnologia, know-how e processos sob uma atividade ou setor inteiro da empresa.

Para ilustrar um pouco melhor como o BPO funciona, fizemos uma relação de setores em que essa estratégia funciona muito bem. Confira:

  • Administrativo/RH;
  • Contábil;
  • Comercial;
  • Transporte;
  • Jurídico;
  • T.I.

Por que implementar o BPO na sua empresa?

Você já sabe o que é BPO, como funciona e quais setores ele melhor funciona. Agora, vamos conversar sobre o por que de implementar esse conceito na sua empresa.

Redução de custos

Quando contrata-se uma empresa BPO, é possível eliminar custos que envolvem a contratação de funcionários, salários, investimentos em tecnologias, treinamentos e capacitação.

Aumento da produtividade 

O objetivo da empresa BPO é ser responsável por atividades secundárias, assim, abrindo espaço para focar completamente nas necessidades que o seu negócio realmente tem.

Outro ponto é que a parceria com uma empresa especializada elimina problemas com funcionários sem experiência. Assim, garante-se uma melhor produtividade e geração de resultados mais rápidos.

Foco nas principais atividades do negócio 

Este tópico complementa o anterior. Isso porque, quando a empresa foca toda a sua energia para o core business é possível mensurar e traçar estratégias para o que realmente traz lucro.

Assim, sobra mais dinheiro, tempo e energia para investimentos, mudanças, aprimoramentos e muito mais.

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