Field Sales x Inside Sales: principais diferenças

Quando o assunto é aumentar as vendas do seu negócio, tanto as field sales quanto as inside sales são opções de estratégias fantásticas que podem te ajudar com isso.

Mas, afinal, o que são esses conceitos de field e inside sales? Como, exatamente, eles podem ser vantajosos para ajudar sua empresa a crescer ainda mais?

Fique com a gente nesse texto e entenda um pouco mais sobre essas estratégias.

O que é field sales?

Antes de tudo, vamos explicar melhor cada uma delas, começando por field sales.

O termo vem do inglês e significa “vendas externas”, “vendas presenciais” ou, em uma tradução mais literal, “vendas de campo”. Nessa estratégia, o vendedor vai até o cliente e tenta entender quais são suas necessidades e problemas a serem resolvidos, e como seu produto ou serviço pode se encaixar como uma solução para esses pontos.

Esse contato presencial, ou “mais próximo”, é muito importante para esse conceito, já que as vendas que o envolvem são mais complexas e mais longas, pois há um certo tempo de negociação, revisão de serviços e contratos. Geralmente, é usado quando o cliente precisa entender mais sobre o serviço que será prestado, as mudanças de infraestrutura que acontecerão nesse processo e até mesmo para o vendedor ganhar mais a confiança, gerar um vínculo sólido com o cliente.

E do que se trata inside sales?

Já a estratégia de inside sales, como o próprio nome expressa — significando “vendas internas” em português —, é o oposto de sua irmã, a field sales. Ela trata do tipo de venda que é feita dentro da própria empresa, sem a necessidade de ir de encontro com o cliente. Isso faz com que esse conceito também ganhe o nome de “venda remota”.

Mas ela não deve ser confundida com serviços de telemarketing, por exemplo, pois enquanto o telemarketing procura vender um produto ou serviço para as pessoas que atendem ao telefone, o inside sales quer oferecer uma solução específica para as dores do cliente e educá-lo sobre seu produto e/ou serviço.

Além disso, a inside sales oferece alguns benefícios únicos para a empresa, como:

  • Uma diminuição de custos, já que o vendedor não gastará em passagem ou combustível para chegar no cliente;
  • Mais produtividade em vendas, já que a taxa de imprevistos e cancelamento de reuniões diminui graças ao artifício da venda ser feita por videochamada, mensagem ou ligação;
  • Maior quantidade de clientes alcançados, já que essa estratégia permite que o vendedor dobre ou até triplique a quantidade de clientes com os quais ele consegue falar no mesmo dia;
  • E otimização de tempo, graças aos dois tópicos acima.

No geral, essa é uma estratégia que precisa de um planejamento bem definido por trás para ajudar em sua efetividade. Além disso, esse é um conceito relativamente novo que vem atingindo os mais diversos setores do mercado, desde os mais tradicionais até os mais novos.

Field sales x inside sales: quais são as maiores diferenças?

Bem, depois que entendemos os conceitos de cada uma, fica fácil ver as diferenças, não é?

Claro, ambas têm o mesmo objetivo: fazer a venda. Mas além de terem conceitos completamente opostos, o impacto delas no ato da venda é bem diferente.

Ao escolher a inside sales, você terá, de longe, um custo por aquisição de cliente muito menor, levando em conta toda a economia e os benefícios que explicamos no tópico sobre a inside sales. Enquanto isso, ao escolher a field sales você tem uma maior certeza de que a venda será concluída com sucesso, já que a persuasão do vendedor ao estar frente a frente com o cliente, aliada ao fato do próprio cliente sentir mais confiança ao ter um contato mais direto com o vendedor, pode trazer frutos mais palpáveis.

Field sales ou inside sales? Qual é a melhor para o seu negócio?

Ficou com dúvidas sobre qual das duas estratégias pode ser a melhor para o seu negócio? Fique tranquilo, porque a VIK Tech and Services vai te ajudar com isso.

Aqui, oferecemos uma solução de field sales, na qual montamos equipes com profissionais experientes em vendas de campo, embarcamos solução de geolocalização e ainda um sistema de acompanhamento de vendas.

E também oferecemos uma solução de inside sales, a qual conta com profissionais treinados e extremamente capacitados, com o perfil de seu serviço ou produto, para fechar os melhores negócios.

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